Resenha: Questões do Coração



Título original: Heart of the Matter
 Editora: Novo Conceito
Autora: Emily Giffin
ISBN: 9788598078298
Ano: 2011
Número de páginas: 438
Gênero: Romance/Ficção

Tessa Russo é mãe de dois filhos e esposa de um renomado cirurgião pediátrico. Apesar de todos os seus receios, ela recentemente abandonou sua carreira para se concentrar em sua família, na busca pela felicidade doméstica. Por fora, parece destinada a viver uma vida encantada.Valerie Anderson é advogada e mãe solteira de um garotinho de seis anos, Charlie, que nunca conheceu seu pai. Depois de muitas decepções, Valerie desistiu do amor e até mesmo das amizades, acreditando que é sempre mais seguro não criar muitas expectativas. Embora as duas vivam na mesma área de Boston, elas têm pouco em comum, com exceção do amor incondicional por seus filhos. Mas em uma noite, um trágico acidente faz suas vidas convergirem para um mesmo ponto de maneira inimaginável. 



Book Trailer:

Minha Opinião:
Devo confessar inicialmente, que não foi a sinopse que me agradou e me atraiu para ler esse livro, mas a seguinte frase na capa: As pessoas que você ama, são as mais difíceis de se manter por perto. A frase me chocou inicialmente e depois me fez refletir, até que conclui que era a mais pura verdade. Quer um exemplo claro? Os pais tem um amor inexplicável por seus filhos, mas nem sempre podem estar para impedir que algum mal aconteça e nem estarão a vida inteira 24 horas em volta deles.
O livro todo é narrado pelos dois aspectos da situação, o de Tessa e o de Valerie. Confesso que eu não consegui odiar nenhuma das duas, mesmo sabendo seus erros pois são muito humanas e pessoas que poderiam com certeza estar no meu círculo de amigos e família. São duas histórias imensamente diferentes e as duas merecem a compreensão do leitor, mas em determinada altura pude definir a minha personagem favorita, Valerie. Motivo? Simplesmente pela força dela em cada momento difícil que passa, pelo seu equilíbrio mesmo que forçado diante das pessoas e pelo amor imenso com que ela trata seu filho Charlie.
Não que Tessa não cuide de seus filhos, mas a sua insegurança irrita um pouco, às vezes parece mimada e inconsequente e parece se importar mais com a opinião dos outros do que consigo mesma. Para a minha felicidade, nos últimos capítulos ela pareceu amadurecer, já que me identifiquei muito com ela em alguns instantes no inicio do livro.
Tessa é uma professora que abandona sua carreira para se dedicar mais ao marido e aos filhos, enquanto Valerie é mãe solteira e teve que cuidar desde sempre sozinha de seu filho, contando com a ajuda de seu irmão e sua mãe. A vida das duas se cruza quando o filho de Valeria se torna paciente de Nick, marido de Tessa, um cirurgião plástico famoso e muito bom no que faz. Nick se envolve com o drama de Charlie, o que se estende para sua mãe Valerie, e a partir daí, a vida de todos é modificada pelo rumo dos acontecimentos, inclusive a vida de Charlie.
A história é muito bem construída pela autora e, sinceramente, chegou um ponto que eu já achava que aquilo era muito real que alguém tinha vivenciado aquilo e a autora havia registrado para aproveitar a história. Recomendo muito esse livro principalmente as pessoas mais maduras por que tem questões abordadas que é preciso maturidade para compreender, mas acho que pode agradar adolescentes também, é uma história linda e com um final completamente inesperado e que com certeza cada pessoa que ler toma um tipo de conclusão diferenciada, afinal fala dos sentimentos e, geralmente, cada um tem sua opinião sobre isso.

33 comentários:

  1. Agora estou doida pra ler!

    ResponderExcluir
  2. Ah, este livro é lindo...

    Um dos meus favoritos...

    Bjs.
    Yara.
    http://www.ilusoesescritas.com/

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha! Quem leu foi Laira! Eu comprei, tenho aqui, mas ainda não li! Mas quero muito ler, porque me identifiquei também, com o livro, a história! A Laira chama o Nick de Nick Pilantra! hahahaha E disse isso para a escritora!

    ResponderExcluir
  4. Fernanda, leia que vale muito a pena.

    Yara, também se tornou um dos meus favoritos :)

    Gabi, estou imaginando Laira falando isso para a Emily hahahahaha

    Bjs a todas :)

    ResponderExcluir
  5. Ja estou com esse livro na fila para leitura.
    Acho tudo lindo, a capa e' maravilhosa.

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nenhum livro da Emily apesar de este estar na minha listinha!
    Já tinha ouvido falar que uma das personagens é bem chatinha, questão de gosto né hehehe!
    O livro parece ser do tipo que sensibiliza bastante e com certeza maturidade é importante! Espero que consiga lê-lo breve!

    Gostei da resenha!

    beijos,
    Aninha
    @trueinsightsnet
    http://true-insights.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Fernanda. Amei a sua resenha, lindamente escrita! ;* Olha eu li o livro e confesso que no início eu dava umas empacadas porque a história não fazia o meu estilo, mas não sei o que me deu que depois deslanchei na leitura, num piscar de olhos, acho que porque eu sabia que teria a oportunidade de conhecer a Emily Giffin, daí queria saber tudinho para comentar com ela né...

    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  8. Nil, leia é muito bom.

    Aninha, pelo que tenho ouvi falar todos os livros dela são ótimos e o próximo que eu vou ler é 'Ame o que é seu'.

    Laira, eu me identifiquei em tantas coisas com a Tessa que gostei desde o começo rsrsrs

    ResponderExcluir
  9. Estou com muita vontade de ler esse livro. Mas tenho alguns na frente e nem tenho ele ainda.

    A história dele me parece boa, adoro dramas.

    ResponderExcluir
  10. Helana, quando for ler podemos negociar o empréstimo ou uma troca :)
    Acho que você vai gostar bastante sim.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Este livro não foi traduzido por Antônio E. de Moura Filho

    ResponderExcluir
  12. Adoreii essa capa!!!Muito linda.
    já tinha lido umas poucas resenhas desse livro antes, e havia me interessado por ele, mas não o comprei pois o frete estava muito caro :(
    adorei a resenha, amei essa história...me interessou bastante e quero muito ler esse livro...
    bjos

    ResponderExcluir
  13. Gostei da capa, mas a estória não achei tão interessante assim, pelo menos para mim... quem sabe depois de ler eu passe a gostar??

    ResponderExcluir
  14. Como não amar Emily Giffin e todos os seus livros? Realmente esse livro é mais indicado para um público mais adulto, trata-se de um tema complexo e relações bastante delicadas, o que exige uma certa maturidade.

    ResponderExcluir
  15. eu li recentemente um livro dela e ela escreve mto bem!! pelo que voce falou o livro é mto bom... agora quero ler rsrsrs

    ResponderExcluir
  16. Uau fiquei sem fôlego com a resenha, duas mulheres que erram, mas que são fortes, isso soa muito real, não é de se admirar ver mais que personagens e sim pessoas físicas... adoro isso. Quero muito leer.

    Bjs.
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Confesso que das resenhas que li aqui sobre os livros da Emily, essa foi a que menos me despertou curiosidade. Talvez me falte maturidade pra entender quão maravilhosa a história é.

    ResponderExcluir
  18. Comprei esse livro para dar de presente para uma amiga. Vou ter que perguntar se ela gostou. Também quero ler...

    ResponderExcluir
  19. Nossa, que frase forte! Realmente me deixou chocada e com vontade de ler o livro por causa dela. Muito interessante o tema do livro, e como tudo se envolve. Fiquei curiosa!

    ResponderExcluir
  20. Ouvi dizer que esse livro é bem emocionante e tras uma estoria linda dessas 2 mulheres

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Ainda nao tive a oportunidade de ler este livro, mas é um dois mais desejados da minha lista. Gostei muito da resenha e me convenceu mais a ler-lo. Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Que resenha linda ^^

    Eu comecei a ler o livro, mas tive que parar por outros motivos que não a qualidade do livro, mas realmente essa autora é viciante e incrivelmente boa e falar de sentimentos humanos.

    Linda resenha.

    ResponderExcluir
  23. Esse livro promete muito mesmo não é? Já li varias resenhas dele e todas dizem o quanto ele é bom. Mas acho que é a primeira que leio que a pessoa diz que pensou ser até verdade, de tão bem escrito que foi! Vê se isso não te deixa curioso pra saber mais da história? Ah, deixou a mim!! Curiosa até não poder mais! E amo essa capa, dos livros dela é a mais bonita *-*

    ResponderExcluir
  24. Eu amo esse livro. É um dos meus preferidos e foi o melhor de 2011.
    Achei o final brilhante. O livro inteiro foi, mas Emily me surpreendeu bastante no final. Amei demais.
    Sua resenha mostra bem como o livro é e o que ele passa.
    Parabéns.

    Beijones,
    Amanda Melanie
    Literatura em Série

    ResponderExcluir
  25. Ai que doce... livros assim são profundos e refletem coisas que mexem muito com a gente. Livros bons pra se ler no sofá, com cobertor, enquanto chove lá fora *-* A capa é diva e um acontecimento trágico sempre dá um tchã em qualquer história *-*

    ResponderExcluir
  26. Oi, Fernanda!
    Olha, estou com esse livro desde o ano passado e por mais que seja da Emily (que eu adoro), ainda não consegui ler. Confesso que comprei porque achei que era um chick-lit (gênero que eu gosto demais!) e só depois fiquei sabendo que não era bem poraí... rs Mas não me arrependi de tê-lo comprado, não! Essa autora é fantástica, ela tem esse dom de nos colocar na pele dos personagens, não é?! Realmente me senti parte da história quando li O noivo da minha melhor amiga, é uma leitura impressionante! Espero criar coragem em breve pra lê-lo xD

    ResponderExcluir
  27. Nossa como esse livro me despertou diversos sentimentos diferentes a cada pagina, a cada personagem, amei e tive raiva de todos, no final eu SOLUÇAVA e minha cabeça ate doeu de tanto que chorei, amei demais!!!! FAVORITO COM CERTEZA

    ResponderExcluir
  28. Amei a resenha! Já tinha muita vontade de ler o livro, agora mais ainda!
    Parece um livro lindo e sempre me desperta o interesse quando histórias se cruzam. Vou ler em breve, com certeza!

    ResponderExcluir
  29. Emily escreve super bem e cada vez que leio uma resenha de Questões do Coração fico com mais vontade de ler.
    Parecer ser um livro emocionante!

    Beijos
    Mariana M.

    ResponderExcluir
  30. Adoro resenhas assim, que nos dizem o que vamos encontrar sem precisar fazer spoilers.

    Nunca li nada da Emily mas esse parece ser um bom livro para começar.
    Um bom presente de dia das mães tb já que esse tema parece estar bem presente no livro.

    Bjus

    Nâna

    ResponderExcluir
  31. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    Esse livro também é muito bem falado na blogosfera
    Também não li,mas esse deve ser maravilhoso, no outro dia quase que eu comprava , a capa também é lindaaaa

    Esse é a minha prioridade para ler,com certeza!

    beijos

    ResponderExcluir
  32. Nossa *-* se a sinopse é tão estimulante assim imagina os primeiros capítulos :3

    ResponderExcluir
  33. O livro parece ser bem bonito e tenho que certeza que vou gostar. Fiquei curiosa para conhecer essas personagens e suas histórias, principalmente por se tratar de situações´que podem ocorrer com qualquer um de nós.
    Acho que vou me emocionar bastante e espero que a história não seja muito parada, pois aí perco o interesse rápido.
    A capa é muito linda, adorei!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.