Resenha: Amazônia - Um caminho para o sonho




Título: Amazônia - Um caminho para o sonho
Autora: Marli Carmen Jachnkee
Editora: Autores Catarinenses
ISBN: 9788576825944
Número de páginas: 274
Skoob | Comprar
Em “Amazônia- um caminho para o sonho”, os personagens são de Ascurra e em busca de uma mudança na vida, partem para a maior Floresta Tropical Úmida do Mundo. Da majestosa Manaus dos Barões da borracha, passando pela festeira Parintins, subindo o rio Tapajós ao encontro de Fordlândia- a cidade americana construída em meio à selva até a Belém dos índios Tupinambás que observaram a chegada dos conquistadores na Baía. Eles precisarão se adaptar e encarar realidades diferentes. Irão conhecer muito dos pontos turísticos e também da história da região norte do Brasil. É um livro que traz muita informação histórica e de uma maneira sutil vai-se apresentando os personagens e a trama.
Minha opinião:
Desde quando iniciei o blog que tinha vontade de ler esse livro, por isso fiquei imensamente feliz quando a Helana do In The Sky, me fez o convite para participar do Book Tour.
Preciso começar ressaltando, que a minha admiração pela Marli já era imensa, pela coragem de escrever sobre a nossa Amazônia, que muitos ouvem falar, mas poucos realmente conhecem de verdade.
Com uma escrita leve e uma pitada de romantismo, viajamos pela linda Amazônia com seus cinco protagonistas: Ana Carolina, Camila, Joana, Rafaela e Daniel (tio de Joana). Mas se engana quem acha que eles são meros turistas, são autênticos viajantes em busca de descobertas sobre a cultura desse rico lugar.
A Rafaela, que pra mim durante a leitura se tornou a principal personagem, foi em busca de inspiração para concretizar seu sonho: escrever um livro. Mas durante a viagem, ela percebe que os caminhos não são tão simples como ela sonhara e que precisa superar sua insegurança e seus medos para transformar esse sonho, e outros, em realidade.
Ana Carolina, é uma personagem envolvente e encantadora, por sempre dizer as coisas certas. Eu sempre que virava uma página, esperava encontrá-la por lá, com seus sábios pensamentos quando algum personagem precisava. Ela é daquelas pessoas que aprende com tudo, e procura partilhar as suas descobertas.
No livro, pude descobrir histórias sobre a Amazônia que eu nunca cheguei nem perto de conhecer durante a minha vida escolar, como por exemplo a forte ligação de Henry Ford com esse pedaço do Brasil e, as tantas explorações que esse povo sofreu durantes os séculos além daquelas que alguns de nós já conhecemos bem que é a escravidão.
Claro que um livro desse não vem nos falar apenas das tristezas, por isso é cheio de informação sobre as tradições e a cultura loca, como as comidas, o folclore e as demais tradições. 
Como disse, tem uma pitada de romance, mas não é esse o foco do livro. Com certeza esse é um livro em que seu título já transmite ao leitor exatamente o que esperar em suas páginas.
Com certeza, Amazônia - Um caminho para o sonho é uma viagem inesquecível que você também precisa fazer e por isso recomendo que adicione ele em suas metas de leitura.

Quotes
"Ninguém vive muito tempo na escuridão, ou busca a Luz ou ela o busca." (Página 7)
"- Não podemos voltar no tempo, o que passou, passou; mas nós temos este momento." (Página 21)
"Ser mãe era ensinar aos seus filhos a criar asas e, quando eles sentissem que estavam preparados para o primeiro voo, deixá-los voar." (Página 43)
"Palavras bem ditas são capazes de transformar o mundo de alguém." (Página 44)
"- Cada vez que uma moto-serra canta, as árvores choram, porque não estão apenas matando mais uma irmã, mas também os segredos da floresta." (Página 70)
"- Mas também é ouvindo e observando coisas que você considera chatas, que se pode aprender desde cedo o que não quer ser." (Página 102)

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.