Resenha: Mentes Roubadas


Título: Mentes Roubadas
Autora: Roberto Campos Pellanda
Editora: Porto de Idéias
ISBN: 9788560434572
Ano: 2009
Número de páginas: 208
Skoob | Onde Comprar 
Sequestro. Controle da Cia. MK-ULTRA, Comitê Church. Ditadura Militar Brasileira. Nas últimas semanas, doze pessoas foram sequestradas na cidade de São Paulo. As vítimas não sofreram nenhum tipo de violência, não foram roubadas e estiveram desaparecidas por apenas algumas horas. Os casos estão intimamente ligados e levarão os detetives Paulo Westphalen e Miguel DAndrea a desnudar uma conspiração que envolve duas grandes corporações multinacionais, a ditadura miliar brasileira e, principalmente, um dos projetos mais obscuros da história da agência central de inteligência americana, a CIA. Leia Mentes Roubadas e descubra como o controle do comportamento humano poderia estar presente em nosso dia a dia, em um cenário assustadoramente verossímil.
Book Trailer

Minha Opinião
Confesso que quando a Editora Porto de Idéias me mandou o livro eu não tive uma imensa vontade de lê-lo mas, sabia que em algum momento eu daria uma chance para ele.
Há muito tempo eu não leio um livro de ficção policial e de mistério e durante a leitura de Mentes Roubadas eu me peguei me questionando o porque eu 'fugia' tanto desse tipo de literatura nos últimos tempos.
A trama se passa no estado São Paulo tendo como cenário cidades como a capital, Cotia e Campinas, mas isso não faz com que os principais fatos ocorram somente aqui e temos passagens também no exterior e na Amazônia, além de órgãos como FBI e CIA dos EUA, aparecerem em determinado momento.
Logo na primeira página já nos deparamos com o mistério do caso dos 12 sequestros misteriosos em que as vítimas, aparentemente sem nenhuma ligação e escolhidas aleatoriamente, são liberadas algumas horas depois e sem nenhum dano aparente e com todos seus pertences, só um pouco desorientadas e sem se lembrar de nada. E é aí que conhecemos os detetives Paulo e Miguel, que mesmo se empenhando o máximo, não conseguem nenhuma pista dos crimes e nem testemunhas o que acaba tornando o caso praticamente sem solução.
Ele acreditava que as vítimas tinham sido lesadas de alguma forma que eles ainda não haviam sido capazes de compreender. (Página 48)
Em um dia em que o caso parece já totalmente perdido e sem métodos de solução, eles recebem outro caso para resolver: o desaparecimento do filho de importante empresário de forma estranha em que o responsável também agiu sem deixar nenhum rastro.
Com o passar do tempo, eles percebem que de alguma maneira os casos estão interligados através de evidências pequenas que são encontradas. Porém nada será fácil de ser desvendado, já que pessoas importantes e influentes, estão evidentemente envolvidas em todos esses desaparecimentos.
Dentro de uma narrativa tensa e envolvente, o autor consegue prender o leitor e fazer com que ele passe a raciocinar diante de cada pista para a resolução do caso.
Diante do evento, contudo, ele nunca mais fora o mesmo. Tinha ataques de ansiedade, sonhos esquisitos e flagrou-se fazendo ou pensando coisas estranhas, tais como pintar sua casa de roxo. (Página 49)
Mentes Roubadas traz várias reflexões importantes sobre como as mídias e o marketing, além das condutas médicas invasivas que podem prejudicar a vontade das pessoas em troca de poder e dinheiro. Por eu ter me envolvido tanto com a estória, me empolguei bastante e li em poucas horas de um mesmo dia.
A narrativa em terceira pessoa nos transmite de forma clara as situações expostas, não permitindo que o leitor se perca durante a leitura nos termos abordados. É um livro com um gancho para continuação, porém acredito que o autor não tem essa intenção. Eu adoraria saber mais sobre o assunto, fica a dica para o Roberto rsrs.
- Meios eletrônicos não são seguros detetive. (Página 75)
A diagramação é simples, com letras grandes, mas tem alguns erros a partir da página 150 como palavras repetidas ou faltando que não prejudicam a leitura e pode ser melhorado em futuras edições.
Livro recomendado para todos que gostam do gênero ou pretendem conhecê-lo, além disso, temos a oportunidade de prestigiar a literatura nacional.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.