Resenha: Cruzando o Caminho do Sol




Título: Cruzando o caminho do Sol
Autor: Corban Addison
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630090
Ano: 2012
Número de páginas: 448
Sita e Ahalya são duas adolescentes de classe média alta que vivem tranquilamente junto de seus familiares, na Índia. Suas vidas tranquilas mudam completamente quando um tsunami destrói a costa leste de seu país, levando com suas ondas a vida dos pais e da avó das meninas. Sozinhas, elas tentam encontrar um modo de recomeçar a vida. Mas elas não devem confiar em qualquer um...
Enquanto isso, do outro lado do mundo, em Washington, D. C., o advogado Thomas Clarke enfrenta uma crise em sua vida pessoal e profissional e decide mudar radicalmente: viaja à Índia para trabalhar em uma ONG que denuncia o tráfico de pessoas e tenta reatar com sua esposa, que o abandonou.
Suas vidas se cruzarão em um cenário exótico, envolto por uma terrível rede internacional de criminosos.
Abrangendo três continentes e duas culturas, Cruzando o Caminho do Sol nos leva a uma inesquecível jornada pelo submundo da escravidão moderna e para dentro dos cantos mais escuros e fortes do coração humano.
Minha opinião
Esse é o meu primeiro contato com o autor Corban Addison e tenho que agradecer a Editora Novo Conceito pela oportunidade.
Se me pedissem para descrever o livro em uma palavra seria impossível, afinal ele é terrível, encantador e uma lição de vida em vários aspectos e em cada capítulo, me senti de uma forma diferente.
Logo no primeiro capítulo, conhecemos as duas protagonistas Sita e Ahalya (um nome que adoraria saber pronunciar hehehe). Duas adolescentes doces e encantadoras, cheias de sonho que tem seu futuro transformado por um tsunami que destrói as suas vidas deixando marcas profundas. No segundo, conhecemos Thomas Clarke, um jovem advogado que enfrenta uma terrível crise na sua vida pessoal e profissional e muda radicalmente de vida para tentar se reencontrar se mudando para a Índia para trabalhar em uma ONG e auxiliar nos casos que envolvem tráficos de pessoas.
De uma forma inusitada, os caminhos dos protagonistas se cruzam e Thomas começa uma incansável luta para tornar melhor a vida dessas duas jovens que tiveram sua inocência arranca por tantos acontecimentos inesperados que elas são obrigadas a viver, além de superarem uma separação brusca.
Apesar de ser uma obra completamente fictícia, o livro foi baseado em relatos que o autor ouviu de histórias de sofrimentos reais e chocantes bem similares aos que são descritos por ele. Por isso, a mensagem é forte e traz um alerta emocionante para a sociedade sobre o drama enfrentado por essas milhares de meninas que são escravizadas todos os anos no mundo todo. Eu achava que não me chocaria tanto, por já ter lido muito sobre o assunto, mas percebi o quanto eu era leiga e que desconhecia boa parte do que realmente acontece. Além de um lindo romance, traz uma mensagem super importante sobre o tráfico de pessoas que rende bilhões de dólares no mundo todo, todos os anos e que nada mais é do que uma escravidão moderna.
O autor conseguiu me comover e me fazer chorar, mesmo sem descrever detalhadamente todos os abusos sofridos, já que como ele mesmo disse na nota do autor o tema choca por si só. Um livro comovente, informativo e que todos deveriam ler. Agora é torcer para se tornar filme e atingir um público ainda maior, levando esse alerta a todas as autoridades.

Quotes
Mas, muitas vezes, é isso o que acontece na vida. Sem que se possa prever, um terreno firme se transforma em areia movediça. A razão dá lugar à loucura e pessoas bem-intencionadas perdem a cabeça. (Página 36)
No mundo real, a única certeza era a dúvida. (Página 48)
Não, não sofra, embora viva a escuridão de seus problemas,
O tempo não vai parar, e nem vai andar atrasado;
O dia de hoje que parece tão longo, tão estranho e amargo,
Breve será esquecido no passado. (Página 53)

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.