Resenha: Xadrez



Título: Xadrez
Autora: Fabiane Ribeiro
Editora: Multifoco
IBSN: 9788579614796
Ano: 2011
Número de páginas: 384
Skoob | Comprar
Inglaterra, 1947. A Europa encontra-se devastada pela Segunda Guerra Mundial, assim como o coração de Anny. A garota de oito anos vê seu mundo desmoronar ao receber a notícia de que não poderá mais viver com os pais e terá que se mudar de casa levando pouco mais que seu tabuleiro de xadrez. Tudo parecia um pesadelo, até que surge Pepeu, um jovem misterioso que mudará para sempre a vida de Anny, levando-a a aprender sobre o mundo e a viver momentos emocionantes sem sair dos canteiros de seu pequeno jardim. Ao lado de anjos que são colocados em sua jornada, a doce menina aprende a enfrentar as dificuldades através de lições de abnegação, fé e amor verdadeiro.
Minha opinião:
O livro chegou até mim através do Book Tour que estou participando organizado pela própria autora.
A estória se inicia em 1947, dois anos após o "término" da Segunda Gerra Mundia. Nossa protagonista, Anny tem apenas 8 anos, muitos sonhos e muitos medos, mas o principal medo é perder o pouco tempo que tem com seus pais que trabalham muito para manter tudo o que a filha precisa.
Cindy e Jefferson - os pais de dela - fazem a filha suspirar de tanta admiração, assim como toda criança, ela acha que tem os pais mais bondosos e generosos do mundo, mas de cara percebemos que não é bem assim. Cindy para mim sempre foi fria e calculista, eu como mãe me sensibilizei com algumas partes em que ela se refere a filha de forma indiferente, logo no início. Jefferson por outro lado me cativou desde as primeiras páginas, principalmente quando ele dá o tabuleiro de Xadrez para filha e ensina ela calmamente tudo sobre aquele novo desafio.
Achei que Anny sofria muito pela ausência dos pais, e já fique com pena da menina. Só que o que era ruim, vai se tornando pior quando Anny descobre que não vai mais poder conviver com seus pais e é levada para morar com a Sra. Jane que é muito dura e impaciente com a menina desde o seu primeiro momento em sua casa. A partir daí, a protagonista nos brinda com sua coragem e seu amor sem limites, além de sua fé que é a mais pura que eu já encontrei em um livro.
Mesmo quando deveria chorar, a menina sorri. Quando ela já não tem mais forças para lutar, não pensa em desistir. E é assim que ela nos conquista, nos faz sonhar junto com ela por um futuro melhor para ela. Em alguns pontos a leitura não fluiu para mim, porque por ser um livro sob o olhar de uma crianças, a inocência dela chega a frustar a gente, eu quis que ela fosse feroz em alguns momentos e ela não foi, fatos que eu só soube apreciar no decorrer do livro.
A linda amizade que ela constrói com o misterioso Pepeu é tão linda e comovente. É ele quem ensina a menina a amar, perdoar e dar valor ao que importa de verdade: o amor.
Como todo livros pós-guerra, é cheio de perdas e reencontros. Não há situações no livro que eu tenha me identificado diretamente, mas eu gostei bastante.
A narrativa é toda em terceira pessoa e de fácil compreensão sem palavras complicadas. Meu ponto negativo mesmo, vai para a diagramação páginas brancas com letras pequenas que me cansou bastante durante a leitura, tinha horas que eu queria continuar e o cansaço me vencia por isso.
O livro nos deixa uma lição de amor e perdão e dever ser apreciado com calma e atenção.
Recomendo.

Quotes
O amor dela pelos pais era maior que o mundo. Era do tamanho do seu coração.
Era um amor tão lindo e suave que parecia uma prece. (Página 22)
Não podemos esperar das pessoas mais do que elas estão prontas para nos entregar... (Página 63)
Eu tenho descoberto que em meu peito cabe toda a fé do mundo. (Página 136)
Quando a gente arrisca, a gente perde a razão por uma fração de segundos, mas quando a gente não arrisca, a gente perde a razão de existir. (Página 239)

SORTEIO
Entre as pessoas que comentarem na resenha até o dia 10/03, eu sortearei 2 marcadores do livro Xadrez, autografados pela autora.
Sorteio válido apenas para quem tiver endereço de entrega no Brasil.
O resultado sai nesse mesmo post no dia 11/03. Boa sorte.


E quem ganhou os 2 marcadores foram:


Parabéns Fran, me envie um e-mail com seu endereço completo para leitoraincomum@gmail.com até quinta-feira (15/03/2012)
Parabéns Helana, como já tenho seu endereço enviarei em breve o marcador.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.