Resenha: Estilhaça-me


Título: Estilhaça-me
Autor(a): Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788563219909
Ano: 2012
Número de páginas: 304
SkoobPrimeiro Capítulo
Juliette nunca se sentiu como uma pessoa normal. Nunca foi como as outras meninas de sua idade. O motivo: ela não podia tocar ninguém. Seu toque era capaz de ferir e até matar.
Durante anos, Juliette feriu e, segundo seus pais, arruinou o que estava à sua volta com um simples toque, o que a levou a ser presa numa cela.
Todo dia era escuro e igual para Juliette até a chegada de um companheiro de cela, Adam. Dentro do cubículo escuro, Juliette não tinha notícias do mundo lá fora. Adam ia atualizando-a de tudo.
Juliette não entendeu bem o que estava acontecendo quando foi retirada daquela cela e supostamente libertada, ao lado de Adam, e se vê em uma encruzilhada, com a possibilidade de retomar sua vida, mas por caminhos tortuosos e totalmente desconhecidos.
"Estilhaça-me" é um romance fantástico, que intriga, angustia e prende o leitor até a última página com uma história surreal que mistura amor, medo, aventura e mistério e traz um desfecho surpreendente.
Book Trailer

Minha opinião
Desde que terminei de ler que estou pensando no que falar sobre esse livro, eu sinceramente gostei bastante apesar das semelhanças com X-Men que eu também adoro.
A protagonista Juliette tem apenas 17 anos, mas já sofre muito por ter sido rejeitada por seus pais, não ter amigos e terem lhe arrancado a liberdade 3 anos atrás, além de se sentir um monstro, uma aberração por conta do dom que possui. Sua semelhança com a Vampira do X-Men é muito grande, até os pensamentos confusos beirando a insanidade são semelhantes e eu fiquei presa no livro por isso, pois a essa é a minha personagem favorita no desenho e nos filmes por sua complexidade.
O livro é todo narrado em primeira pessoa com o ponto de vista de Juliette, com um início melancólico e encantador (sim eu adoro esse tipo de escrita, me toca profundamente). Ela sofre por estar isolada do mundo por completo há quase um ano, sem ser tocada por ninguém e não ter com quem conversar e, por isso está quase cedendo a loucura, perdendo o pouco de humanidade que resta para ela. Achei a protagonista bastante complexa para a sua pouca idade, mas é compreensível tendo em vista tudo que ela teve que ser submetida por conta do seu dom (ou maldição como ela insiste em falar no início).
Sua relação com o mocinho Adam é de arrancar suspiros das adolescentes - tá confesso que em alguns momentos, a jovem senhora que vos fala também suspirou - mas não chegar a ser o ponto alto do livro o romance dos dois e sim a conturbada relação entre Juliette e Warner, um vilão sedutor que faz tudo para conseguir o que quer e se tornar cada vez mais poderoso, inclusive usar e abusar do seu poder de sedução para convencê-la de que ele pode fazer por ela tudo o que ela precisa se ela se unir a ele, ou seja, transformá-la em uma arma de guerra em troca de promessas vazias. Tanto Adam quanto Warner, são incrivelmente sedutores, cada um a sua maneira, e tenho certeza que se houver adaptação cinematográfica terão inúmeras fãs alucinadas pelos dois personagens, um pelo seu romantismo notável e outro pelo seu poder de sedução.
Apesar de saber que muitos detestaram o livro pela semelhança com X-men, por acharem a estória batida, eu me apaixonei justamente por isso. Juliette é bondosa, mas em muitos momentos se vê perturbada a ceder a maldade por conta do cansaço mental causado pelos joguinhos de Warner para convencê-la a se unir a ele, sempre traçando linhas de semelhanças entre os dois, o que a torna uma mocinha fora do comum que faz você achar que ela pode desistir de seus ideais a qualquer momento em nome do poder. Essa mistura entre guerra (em alguns momentos achei que ela teve uma inspiração enorme em Hitler para criar a personalidade de Warner), dons paranormais - ou mutantes se você preferir - e romance, trouxe algo inesperado e surpreendente para mim, espero que os próximos livros me confirmem isso.
Confesso que eu esperava um final mais impactante, mesmo sabendo que teria uma continuação, porém fiquei a ver navios na última página pensando: não acredito que esse é o final. Motivo disso? O livro acaba na melhor parte e não tem uma introdução ao que está por vir, eu sinceramente gosto quando isso acontece no final de um livro que tem continuação. Estou ansiosa pelo próximo livro, a autora promete surpreender.

Quotes
- Estão destruindo tudo – diz Adam, e sua voz subitamente soa solene no silêncio. – Todos os livros, todos os artefatos, todos os vestígios de história humana. Estão dizendo que é o único jeito de consertar as coisas. Dizem que precisamos começar do zero. Dizem que não podemos cometer os mesmos erros das gerações passadas. (Página 32)
Meus olhos são duas janelas arrombadas pelo caos deste mundo. (Página 104)
Acho que Warner pensa que eu entendo. Que eu o entendo.
E eu entendo. E não entendo. (Página 143)
Essa resenha faz parte do Livro do Mês

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.